+ Notícias

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Início da campanha contra aftosa

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será aberta pela Governadora Wilma de Faria, nesta quinta-feira (2), às 15h30, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A meta do Governo do Estado este ano é evoluir no sentido de alcançar o status de área livre da aftosa. A cada ano os índices apresentam melhorias e hoje a área é considerada de médio risco. Segundo o secretário estadual de Agricultura, Francisco das Chagas, em recente encontro com os órgãos de sanidade animal do Nordeste, o Rio Grande do Norte foi alvo de elogios e que deve ser seguido como exemplo. Durante a abertura da campanha, a governadora anunciará o calendário de exposições agropecuárias para todo o ano de 2009, que culminará com a tradicional Festa do Boi, em outubro.

No ano passado, foi possível vacinar cerca de 82% de todo o rebanho durante a campanha. Este ano o índice deve ser superior, uma vez que os fiscais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) vão realizar fiscalizações logo após o encerramento da campanha nos rebanhos que não foram vacinados. Não vacinando o rebanho, os proprietários serão multados em 22 Ufirs por animal e serão obrigados a realizarem a vacinação assistida com custos para o criador.

Nota do blog:
Os criadores devem se antecipar na compra da vacina para não chegar ao final da campanha tendo que pagar mais caro pela dose.
Vale ressaltar que para o criador comprar a vacina deve apresentar na farmácia veterinária o CNPJ da fazenda ou o CPF do proprietário. Esta nota fiscal não pode conter outras compras. Ela deve conter apenas a compra da vacina para que o criador, após vacinar seus animais, apresente-a nas Ulsavs, escritórios da Emater ou secretarias municipais de Agricultura, no ato da declaração do rebanho.