+ Notícias

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MDA indica áreas para plantio de maracujá, amendoim e mamão no Nordeste

O Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (25/10), as áreas para plantio de maracujá, amendoim e mamão indicadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Integram a lista municípios dos estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Em relação ao maracujá, a nota alerta que as cidades pernambucanas apresentaram deficiência hídrica anual (DHA) superior a 120 milímetros e, portanto, têm alto risco para o cultivo da fruta em condições naturais, ou seja, sem irrigação. Os municípios do estado que mostraram pelo menos 20% de sua superfície com condições térmicas e de altitudes dentro dos critérios estabelecidos foram indicados para o cultivo (somente com o uso de irrigação).

O amendoim se desenvolve melhor em climas quentes, com temperaturas de 30ºC ou ligeiramente superiores. O grão não deve ser plantado em regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados, condições que propiciam o surgimento de doenças, como a aflatoxina (uma toxina gerada pelo mofo). Esses fatores também prejudicam a qualidade do produto.

Já o mamoeiro é extremamente sensível às geadas, sendo que baixas temperaturas reduzem o desenvolvimento da planta, afetando o volume e a quantidade da produção.

Fonte:  Globo Rural