+ Notícias

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

LEITE: EPAGRI divulga planilha do Custo de Produção da Atividade Leiteira

Através da análise do custo de produção é possível identificar os pontos fortes e as deficiências em termos de resultados técnicos e econômicos, o que possibilita a ação direta, a qualquer momento, para solucionar os  problemas apresentados pela atividade leiteira.

A planilha de custo de produção do ano 2009/2010 da atividade leiteira, disponível neste link “Custo de Produção da Atividade Leiteira” , traz informações técnicas e econômicas de 11 (onze) propriedades rurais da região de Tubarão, acompanhadas no período de 1 de julho de 2009 a 30 de junho de 2010.
Das 11 (onze) propriedades acompanhadas, todas fizeram parte da Comparação de Grupo (este grupo faz parte da Média), 3 (três) fizeram parte da Cabeça e 3 (três) compuseram a Cola.

A planilha de custo é gerada a partir do agrupamento dos dados das propriedades acompanhadas, sendo que as 25% melhores propriedades, em termos de lucro/vaca, fazem parte do Grupo da Cabeça e os 25% piores resultados, fazem parte do Grupo da Cola. Os resultados chamados de CABEÇA, MÉDIA e COLA são obtidos a partir da média ponderada da maioria dos indicadores das propriedades que fazem parte de cada Grupo.

Para que a propriedade faça parte da Comparação de Grupo, ou seja, para que seus dados sejam “misturados” às propriedades, é preciso analisar, individualmente, alguns aspectos da estrutura das propriedades, como: área de terra total  utilizada, capital com máquinas, equipamentos e construções, mão-de-obra disponível, preço recebido pelo litro do leite, número de vacas, raça, índices técnicos e econômicos apresentados pela atividade, disponibilidade de pastagens e a qualidade das informações prestadas pela família do produtor rural, entre outros.

Fonte: EPAGRI