+ Notícias

terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto Balde Cheio


O que é?
O Programa Balde Cheio é uma metodologia inédita de transferência de tecnologia que contribui para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares. Seu objetivo é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais, nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.






COMO FUNCIONA?
A capacitação e a troca de informações acontecem na propriedade rural, que se torna uma sala de aula, chamada de unidade demonstrativa (UD). Além disso, a programação inclui aulas teóricas, tanto a extensionistas como a produtores, na Embrapa Pecuária Sudeste e nas propriedades selecionadas.
A partir da estruturação da propriedade com base nas orientações do projeto, a unidade demonstrativa passa a ser uma referência na região.
Conheça mais detalhes da metodologia do Balde Cheio aqui


PARCERIAS
Uma das principais estratégias do Projeto Balde Cheio são as parcerias efetuadas com diversos tipos de instituições públicas (órgãos de assistência técnica e extensão rural vinculados às Secretarias Estaduais de Agricultura, prefeituras, departamentos de agricultura municipais e instituições de ensino e pesquisa, instituições financeiras, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e privadas (cooperativas, laticínios, associações, federações de agricultura, SEBRAE, instituições de ensino e pesquisa, profissionais autônomos).

O envolvimento de parceiras distintas entre diferentes elos da cadeia produtiva do leite confere ao projeto uma base sustentável e dinâmica, colaborando para a formação de uma rede de trabalho em que ocorre uma intensa troca de informações e de conhecimentos.

SITUAÇÃO ATUAL
Até o final de dezembro de 2010, 22 estados brasileiros já faziam parte do Projeto Balde Cheio, totalizando 518 municípios e mais de 3.200 propriedades rurais.

COMO PARTICIPAR?
Produtores e técnicos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o coordenador ou instituição responsável em sua região.
Para mais informações, entre em contato com o sac@cppse.embrapa.br ou pelo telefone (16) 3411-5626. 

Fonte: EMBRAPA