+ Notícias

terça-feira, 31 de maio de 2011

Seminário promovido pela UFERSA aborda recuperação de áreas degradadas no semiárido

A recuperação de áreas degradadas e incorporação de carbono na biomassa vegetal nativa e no solo do semiárido do Rio Grande do Norte é tema de um Seminário que está acontecendo hoje quarta-feira, 1º de junho, no Auditório do CTARN, adesde às 8h da manhã, no Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A realização e uma ação conjunta da UFERSA e da Petrobras. A inscrição é gratuita.


O Seminário, aberto a toda comunidade acadêmica, faz parte do Projeto Caatinga de Combate à Desertificação, realizado pela UFERSA, com a parceria da Petrobras e da USP. Segundo o professor da UFERSA Jeferson Dombroski, a proposta é apresentar a comunidade os resultados obtidos com o Projeto bem como os novos caminhos que serão percorridos. O Projeto tem a coordenação de Ricardo Galvão, engenheiro agrônomo da UFERSA.

Durante o Seminário serão ministradas palestras e apresentação de painéis com temas voltados para as plantas nativas da região, fertilidade do solo e clima. A primeira palestra será sobre o Projeto de Fixação de Carbono a ser proferida pelo biólogo do Centro de Pesquisa da Petrobras, Dr. Eduardo Barcelos Platter. A Degradação de Ecossistemas por Sobreuso. Desertificação, Perda de Biomassa, Perda de Material Genético, Perda de Solo será o segundo tema com o Professor Doutor da UFERSA, Jéferson Dombroski.

Ainda pela manhã, a partir das 10h, haverá a apresentação de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisas Recuperação de Áreas Degradadas pela Liberação de Terras de Exploração de Petróleo, pelo engenheiro agrônomo, Raimundo Nogueira e, Desenvolvimento de Tecnologia para a Recuperação de Jazidas de Piçarra, pelo engenheiro agrônomo, José Erivado Araújo.

Já os trabalhos em painéis serão apresentados no horário da tarde, a partir das 14:30h, enfocando os temas: Coleta, beneficiamento de sementes e morfometria; Armazenamento de sementes; Germinação e quebra de dormência de sementes; estudos com subtratos e adubação; Estresse hídrico em mudas: potencial hídrico, porometria e fotossíntese; Avaliações de biomassa destrutiva e não destrutiva; Carbono e fertilidade do solo na área experimental de Angicos e, o painel Observações sobre climatologia.

RECUPERAÇÃO
O Projeto Caatinga de Combate à Desertificação foi iniciado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido há dez anos, com a cooperação técnica com a JICA – Japan Internacional Cooperation Agency, organização interessada em desenvolver pesquisas na região do semiárido nordestino. A partir de 2009, o grupo de pesquisadores da UFERSA recebeu convite do Centro de Pesquisa da Petrobras – CENPE/PETROBRAS, para elaborar um projeto de recuperação de áreas degradadas da caatinga e de incorporação de carbono no solo e em biomassa florestal.

Fonte: UFERSA